Atividades relacionadas aos livros

O Primo Basílio

1- Analise as proposições a seguir, relacionadas com o ­enredo da obra O Primo Basílio, de Eça de Queirós, publicada em 1878:

I- Ambientado em Portugal, o livro traz críticas severas ao comportamento da sociedade burguesa e à exploração da sexualidade. Os personagens apresentados possuem caráter baixo, resultando em um tom mais “realístico” ao livro;

II- A principal antagonista da história, Juliana, sonha com uma vida melhor, já que como empregada ela é constantemente desprezada. Com a chegada de Basílio, ela vê uma chance de alcançar isto. Quando flagra os dois amantes juntos, Juliana passa a ameaçar Luísa e destila todo o seu ódio à patroa;

III- É nítido o caráter baixo de personagens extremamente importantes à trama, principalmente Basílio, que se mostra um completo canalha ao usar de artifícios baratos e se aproveitar das fantasias de sua prima para conquistá-la, por pura diversão, sendo este o principal foco da história;

IV- O autor decide, ao invés de finalizar a história de forma satisfatória aos leitores, trazer desfechos impactantes e tristes, quebrando paradigmas e sonhos românticos, e mostrando que uma história boa não é necessariamente contada através de finais felizes e “fáceis”.

Sobre as quatro frases apresentadas acima, é correto afirmar que:

 (A)Há apenas duas incorretas.
 (B)Há apenas três corretas.
 (C)Há apenas uma correta.
 (D)Todas estão incorretas.
 (E)Todas estão corretas.



2- O livro O Primo Basílio se tornou um clássico e continua sendo hoje uma das obras mais influentes do gênero romântico. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que melhor aponta as principais motivações para isto ter ocorrido.


(A)  O livro conseguiu, através da capacidade do autor, mesclar diversas tendências literárias influentes na época, dentre as quais se destacam o Romantismo, Naturalismo, e até mesmo Arcadismo.
(B)   A época de publicação foi propícia, já que no século XIX não haviam muitas obras românticas publicadas. Assim, mesmo sendo o primeiro livro de autoria de Eça de Queirós, ele foi aceito pela população, e deste modo se tornou famoso em todo o mundo.
(C)  Cada personagem apresentado é facilmente identificável. A relação público-personagem foi estabelecida e tem fortes influências sobre a nossa visão em relação ao livro: torcemos para todos os personagens serem felizes, sofremos suas dores e louvamos seus êxitos.
(D) O tom irônico é usado abundantemente tanto para a descrição de fatos, lugares e pessoas como na narrativa. Por isso toda a história se torna menos “pesada”: durante todas as páginas nos sentimos tão envolvidos com a trama que mesmo sendo um livro raso em termos de reflexão e impactos, a diversão é o que prevalece.
(E)  A escrita do autor expõe críticas severas à sociedade lisboeta, através de suas personagens, descarregando toda a sua visão ácida neles, e dizendo verdades que o público adora ler.  A partir disso, Eça se destaca como escritor e também como um crítico, imortalizando sua obra nos corações daqueles que têm a sorte de lê-la.


G.


O Cortiço

1- Assinale Verdadeiro(v) ou Falso(f), de acordo com as características do romance O Cortiço, de 1890

(  ) Foi, sem dúvida, um dos mais surpreendentes romances do século XVIII, pois não tinha características da segunda geração como a fantasia;

(  ) A obra de Machado de Assis apresenta críticas sociais e dramas reais como prostituição e assassinato;

(  ) Fez muito sucesso, pois as damas e princesas da época sonhavam com um amor verdadeiro, representado na história de João Romão e Bertoleza;


(   ) Temas polêmicos como a escravatura não são deixados de fora do livro;

(   ) Retrata o período colonial, com João Romão sendo um marinheiro português.

2- Com relação à obra "O Cortiço", de Aluísio de Azevedo, assinale as alternativas incorretas e faça a somatória:

(1)  A história se passa em um dos inúmeros cortiços do Rio de Janeiro no século XIX;
(2)   O personagem abusa de sua esperteza para forjar uma carta de alforria falsa para uma ex-escrava e conquista suas riquezas;
(3)   Dentre outras obras impressionistas, esta destaca-se por mostrar assuntos novos como a robótica, além de ser conhecida como a "obra-mãe" da ficção científica;
(10)  Mesmo após muito empenho, João Romão não consegue estabelecer-se economicamente e torna-se mendigo, morrendo após uma noite fria no bairro Botafogo.


Somatória: {       }


R.

Senhora

1-      Quais são os dois personagens principais do livro Senhora, de José de Alencar?

(A) Juliana e Victor;
(B)   Carmen e Alfredo;
(C)  Aurélia e Fernando;
(D) Francisca e João;
(E)  Marieta e José.

2-      Sobre o livro é correto afirmar que:


(A) A personagem principal é uma moça muito pobre;
(B)  A personagem principal paga para se casar com um homem;
(C)  A personagem principal mata seu marido;
(D) O personagem principal é um homem puro e sem ganância;
(E)  A personagem principal vive com seus pais.

I.


    Amor de Perdição

1-      Assinale a assertiva, em relação ao livro Amor de Perdição:


(A)  Teresa decide se casar com seu primo Baltasar, mas é impedida, pois Simão o mata;
(B)  O pai de Simão não mede esforços para tirar seu filho da prisão;
(C)  Mariana enlouquece ao ver o seu pai sendo assassinado;
(D) Mariana tenta diversas vezes impedir que Simão receba as cartas de Teresa;
(E)  N.D.A.

2-      Complete com (V) para verdadeiro e (F) para falso:
(    ) Os personagens, Teresa principalmente, criticam o moralismo da época por meio de sátiras e ironias;

(    ) Amor de Perdição foi escrito no século XIX, e faz parte da Segunda Geração do Romantismo, também conhecida como “Geração Condoreira”.

(    ) Com a leitura e análise da história, é fácil concluir que Simão, Teresa e Mariana não lutam contra a morte, pois era uma forma de dar fim a seus sofrimentos.


J.


  Cinco Minutos

        1. Analise as alternativas a seguir e veja quais estão corretas:

I-O autor desiste de sua amada, fazendo a sofrer até a morte.
II-O autor se apaixona por uma jovem que teme o sofrimento de morte.
III-Sua amada é uma velha com uma doce voz.
IV-O autor diz navegar e enfrentar léguas por sua amada, não se preocupando com outra coisa.
V-Sua vida não passa de um sonho.

Estão corretas:
(A)    I e II
(B)    I, II e V
(C)    III, IV, e V
(D)    II e IV
(E)    N.D.A

           2. Analise as questões a seguir, e indique a soma correta

            1.  A jovem possui 16 anos.
8. O autor quer morrer.
7. O autor sonha e realiza seu sonho.
3. Uma velha se apaixona pelo autor
10. Ambos vencem o medo e se casam

A soma correta é:
(A)    11
(B)    25
(C)    18
(D)    20
(E)    19

L.



O crime do Padre Amaro

1. Quais as razões que levaram Amaro a se tornar padre?


1. Ele sentia que ser sacerdote era sua vocação e só como padre ele estaria feliz e realizado.

2. O cônego o convence, ainda garoto, a se tornar padre e lhe promete manter segredo caso Amaro escolha ter amantes.
3. A tia de Amaro, que o criou, dizia para ele que este devia ser sacerdote para pagar uma dívida que sua família tinha com a igreja de Leiria.
4. A tia de Amaro o incentivou a ser padre desde pequeno, e este escolheu esse caminho como profissão e por obediência com aquela que o criou.

2. Qual a alternativa que diz respeito ao romance de Amaro e Amélia?


1. Eles se conheceram na casa do padre. Amélia era casada com João Eduardo, e Amaro se tornou seu amante. 

2. Eles se conheceram durante uma missa de Amaro e desenvolveram um relacionamento amoroso em segredo, até que Amélia abandonou o noivo e Amaro deixou de ser sacerdote para ficarem juntos.
3. Eles se conheceram na casa de Senhora Joaneira, mãe de Amélia, durante reuniões entre beatos e o clero. Passaram a desenvolver sentimentos um pelo outro e alimentaram um romance secreto, até Amélia ficar grávida e ter seu filho tirado dela. 

4. Eles se conheceram em um jantar no sítio da família de Amélia, onde Amaro se apaixonou perdidamente e imediatamente largou sua vida como padre e fez de tudo para destruir o noivado de Amélia e ficar com ela.


B.








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