O Primo Basílio
1- Analise as proposições a seguir, relacionadas
com o enredo da obra O Primo Basílio,
de Eça de Queirós, publicada em 1878:
I- Ambientado em
Portugal, o livro traz críticas severas ao comportamento da sociedade burguesa
e à exploração da sexualidade. Os personagens apresentados possuem caráter
baixo, resultando em um tom mais “realístico” ao livro;
II- A principal
antagonista da história, Juliana, sonha com uma vida melhor, já que como
empregada ela é constantemente desprezada. Com a chegada de Basílio, ela vê uma
chance de alcançar isto. Quando flagra os dois amantes juntos, Juliana passa a
ameaçar Luísa e destila todo o seu ódio à patroa;
III- É nítido o
caráter baixo de personagens extremamente importantes à trama, principalmente
Basílio, que se mostra um completo canalha ao usar de artifícios baratos e se
aproveitar das fantasias de sua prima para conquistá-la, por pura diversão,
sendo este o principal foco da história;
IV- O autor decide,
ao invés de finalizar a história de forma satisfatória aos leitores, trazer
desfechos impactantes e tristes, quebrando paradigmas e sonhos românticos, e
mostrando que uma história boa não é necessariamente contada através de finais
felizes e “fáceis”.
Sobre as quatro
frases apresentadas acima, é correto afirmar que:
(A)Há apenas duas incorretas.
(B)Há apenas três corretas.
(C)Há apenas uma correta.
(D)Todas estão incorretas.
(E)Todas estão corretas.
(B)Há apenas três corretas.
(C)Há apenas uma correta.
(D)Todas estão incorretas.
(E)Todas estão corretas.
2- O livro O Primo Basílio se tornou um clássico e continua sendo hoje uma das
obras mais influentes do gênero romântico. Dentre as alternativas abaixo,
assinale aquela que melhor aponta as principais motivações para isto ter
ocorrido.
(A) O livro conseguiu, através da capacidade do autor, mesclar diversas tendências literárias influentes na época, dentre as quais se destacam o Romantismo, Naturalismo, e até mesmo Arcadismo.
(B) A época de publicação foi propícia, já que no século XIX não haviam muitas obras românticas publicadas. Assim, mesmo sendo o primeiro livro de autoria de Eça de Queirós, ele foi aceito pela população, e deste modo se tornou famoso em todo o mundo.
(C) Cada personagem apresentado é facilmente identificável. A relação público-personagem foi estabelecida e tem fortes influências sobre a nossa visão em relação ao livro: torcemos para todos os personagens serem felizes, sofremos suas dores e louvamos seus êxitos.
(D) O tom irônico é usado abundantemente tanto para a descrição de fatos, lugares e pessoas como na narrativa. Por isso toda a história se torna menos “pesada”: durante todas as páginas nos sentimos tão envolvidos com a trama que mesmo sendo um livro raso em termos de reflexão e impactos, a diversão é o que prevalece.
(E) A escrita do autor expõe críticas severas à sociedade lisboeta, através de suas personagens, descarregando toda a sua visão ácida neles, e dizendo verdades que o público adora ler. A partir disso, Eça se destaca como escritor e também como um crítico, imortalizando sua obra nos corações daqueles que têm a sorte de lê-la.
G.
( ) Retrata o período colonial, com João Romão sendo um marinheiro português.
2- Com relação à obra "O Cortiço", de Aluísio de Azevedo, assinale as alternativas incorretas e faça a somatória:
(1) A história se passa em um dos inúmeros cortiços do Rio de Janeiro no século XIX;
(2) O personagem abusa de sua esperteza para forjar uma carta de alforria falsa para uma ex-escrava e conquista suas riquezas;
(3) Dentre outras obras impressionistas, esta destaca-se por mostrar assuntos novos como a robótica, além de ser conhecida como a "obra-mãe" da ficção científica;
(10) Mesmo após muito empenho, João Romão não consegue estabelecer-se economicamente e torna-se mendigo, morrendo após uma noite fria no bairro Botafogo.
Somatória: { }
R.
Senhora
1-
Quais são os dois personagens principais do
livro Senhora, de José de Alencar?
(A) Juliana
e Victor;
(B) Carmen e Alfredo;
(C) Aurélia e Fernando;
(D) Francisca e João;
(E) Marieta e José.
2- Sobre o livro é correto afirmar que:
(A) A
personagem principal é uma moça muito pobre;
(B) A personagem principal paga para se casar com um homem;
(C) A personagem principal mata seu marido;
(D) O personagem principal é um homem puro e sem ganância;
(E) A personagem principal vive com seus pais.
I.
1- Assinale a assertiva, em relação ao livro Amor de Perdição:
(A) Teresa decide se casar com seu primo Baltasar,
mas é impedida, pois Simão o mata;
(B) O pai de Simão não mede esforços para tirar seu filho da prisão;
2-
Complete com (V) para verdadeiro e (F) para
falso:
( ) Os personagens, Teresa principalmente, criticam o moralismo da época por meio de sátiras e ironias;
( ) Amor de Perdição foi escrito no século XIX, e faz parte da Segunda Geração do Romantismo, também conhecida como “Geração Condoreira”.
( ) Com a leitura e análise da história, é fácil concluir que Simão, Teresa e Mariana não lutam contra a morte, pois era uma forma de dar fim a seus sofrimentos.
(A) O livro conseguiu, através da capacidade do autor, mesclar diversas tendências literárias influentes na época, dentre as quais se destacam o Romantismo, Naturalismo, e até mesmo Arcadismo.
(B) A época de publicação foi propícia, já que no século XIX não haviam muitas obras românticas publicadas. Assim, mesmo sendo o primeiro livro de autoria de Eça de Queirós, ele foi aceito pela população, e deste modo se tornou famoso em todo o mundo.
(C) Cada personagem apresentado é facilmente identificável. A relação público-personagem foi estabelecida e tem fortes influências sobre a nossa visão em relação ao livro: torcemos para todos os personagens serem felizes, sofremos suas dores e louvamos seus êxitos.
(D) O tom irônico é usado abundantemente tanto para a descrição de fatos, lugares e pessoas como na narrativa. Por isso toda a história se torna menos “pesada”: durante todas as páginas nos sentimos tão envolvidos com a trama que mesmo sendo um livro raso em termos de reflexão e impactos, a diversão é o que prevalece.
(E) A escrita do autor expõe críticas severas à sociedade lisboeta, através de suas personagens, descarregando toda a sua visão ácida neles, e dizendo verdades que o público adora ler. A partir disso, Eça se destaca como escritor e também como um crítico, imortalizando sua obra nos corações daqueles que têm a sorte de lê-la.
O Cortiço
1- Assinale Verdadeiro(v) ou Falso(f), de acordo com as características do romance O Cortiço, de 1890
( ) Foi, sem dúvida, um dos mais surpreendentes romances do século XVIII, pois não tinha características da segunda geração como a fantasia;
( ) A obra de Machado de Assis apresenta críticas sociais e dramas reais como prostituição e assassinato;
( ) Fez muito sucesso, pois as damas e princesas da época sonhavam com um amor verdadeiro, representado na história de João Romão e Bertoleza;
( ) Temas polêmicos como a escravatura não são deixados de fora do livro;
( ) Retrata o período colonial, com João Romão sendo um marinheiro português.
(1) A história se passa em um dos inúmeros cortiços do Rio de Janeiro no século XIX;
(2) O personagem abusa de sua esperteza para forjar uma carta de alforria falsa para uma ex-escrava e conquista suas riquezas;
(3) Dentre outras obras impressionistas, esta destaca-se por mostrar assuntos novos como a robótica, além de ser conhecida como a "obra-mãe" da ficção científica;
(10) Mesmo após muito empenho, João Romão não consegue estabelecer-se economicamente e torna-se mendigo, morrendo após uma noite fria no bairro Botafogo.
Somatória: { }
(B) Carmen e Alfredo;
(C) Aurélia e Fernando;
(D) Francisca e João;
(E) Marieta e José.
2- Sobre o livro é correto afirmar que:
(B) A personagem principal paga para se casar com um homem;
(C) A personagem principal mata seu marido;
(D) O personagem principal é um homem puro e sem ganância;
(E) A personagem principal vive com seus pais.
Amor de Perdição
1- Assinale a assertiva, em relação ao livro Amor de Perdição:
(B) O pai de Simão não mede esforços para tirar seu filho da prisão;
(C) Mariana enlouquece ao ver o seu pai sendo assassinado;
(D) Mariana tenta diversas vezes impedir que Simão receba as cartas de Teresa;
(E) N.D.A.
( ) Os personagens, Teresa principalmente, criticam o moralismo da época por meio de sátiras e ironias;
( ) Amor de Perdição foi escrito no século XIX, e faz parte da Segunda Geração do Romantismo, também conhecida como “Geração Condoreira”.
( ) Com a leitura e análise da história, é fácil concluir que Simão, Teresa e Mariana não lutam contra a morte, pois era uma forma de dar fim a seus sofrimentos.
J.
Cinco Minutos
1. Analise
as alternativas a seguir e veja quais estão corretas:
I-O autor desiste de sua amada, fazendo a sofrer
até a morte.
II-O autor se apaixona por uma jovem que teme o
sofrimento de morte.
III-Sua amada é uma velha com uma doce voz.
IV-O autor diz navegar e enfrentar léguas por sua
amada, não se preocupando com outra coisa.
V-Sua vida não passa de um sonho.
Estão corretas:
(A) I
e II
(B) I,
II e V
(C) III,
IV, e V
(D) II
e IV
(E) N.D.A
2. Analise
as questões a seguir, e indique a soma correta
1. A jovem possui 16 anos.
8. O autor quer
morrer.
7. O autor
sonha e realiza seu sonho.
3. Uma velha
se apaixona pelo autor
10. Ambos
vencem o medo e se casam
A soma correta é:
(A) 11
(B) 25
(C) 18
(D) 20
(E) 19
L.
O crime do Padre Amaro
1. Quais as razões que levaram Amaro a se tornar padre?
1. Ele sentia que ser sacerdote era sua vocação e só como padre ele estaria feliz e realizado.
2. O cônego o convence, ainda garoto, a se tornar padre e lhe promete manter segredo caso Amaro escolha ter amantes.
3. A tia de Amaro, que o criou, dizia para ele que este devia ser sacerdote para pagar uma dívida que sua família tinha com a igreja de Leiria.
4. A tia de Amaro o incentivou a ser padre desde pequeno, e este escolheu esse caminho como profissão e por obediência com aquela que o criou.
2. Qual a alternativa que diz respeito ao romance de Amaro e Amélia?
1. Eles se conheceram na casa do padre. Amélia era casada com João Eduardo, e Amaro se tornou seu amante.
2. Eles se conheceram durante uma missa de Amaro e desenvolveram um relacionamento amoroso em segredo, até que Amélia abandonou o noivo e Amaro deixou de ser sacerdote para ficarem juntos.
3. Eles se conheceram na casa de Senhora Joaneira, mãe de Amélia, durante reuniões entre beatos e o clero. Passaram a desenvolver sentimentos um pelo outro e alimentaram um romance secreto, até Amélia ficar grávida e ter seu filho tirado dela.
4. Eles se conheceram em um jantar no sítio da família de Amélia, onde Amaro se apaixonou perdidamente e imediatamente largou sua vida como padre e fez de tudo para destruir o noivado de Amélia e ficar com ela.
B.
1. Quais as razões que levaram Amaro a se tornar padre?
1. Ele sentia que ser sacerdote era sua vocação e só como padre ele estaria feliz e realizado.
2. O cônego o convence, ainda garoto, a se tornar padre e lhe promete manter segredo caso Amaro escolha ter amantes.
3. A tia de Amaro, que o criou, dizia para ele que este devia ser sacerdote para pagar uma dívida que sua família tinha com a igreja de Leiria.
4. A tia de Amaro o incentivou a ser padre desde pequeno, e este escolheu esse caminho como profissão e por obediência com aquela que o criou.
2. Qual a alternativa que diz respeito ao romance de Amaro e Amélia?
1. Eles se conheceram na casa do padre. Amélia era casada com João Eduardo, e Amaro se tornou seu amante.
2. Eles se conheceram durante uma missa de Amaro e desenvolveram um relacionamento amoroso em segredo, até que Amélia abandonou o noivo e Amaro deixou de ser sacerdote para ficarem juntos.
3. Eles se conheceram na casa de Senhora Joaneira, mãe de Amélia, durante reuniões entre beatos e o clero. Passaram a desenvolver sentimentos um pelo outro e alimentaram um romance secreto, até Amélia ficar grávida e ter seu filho tirado dela.
4. Eles se conheceram em um jantar no sítio da família de Amélia, onde Amaro se apaixonou perdidamente e imediatamente largou sua vida como padre e fez de tudo para destruir o noivado de Amélia e ficar com ela.
B.
Depois preciso do Gabarito.
ResponderExcluirCadê a página dos componentes do grupo?
ResponderExcluirSERÁ POSTADA EM BREVE!
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