sexta-feira, 17 de junho de 2016

"Senhora"


Título: Senhora
Autor: José de Alencar
Ano de Publicação: 1875
Gênero: Romance

Resenha

O livro se subdivide em quatro partes, mas ambas giram em torno da mesma história, a vida de uma moça muito rica e bonita chamada Aurélia. Ela teria herdado uma herança enorme de um avô que não conhecia antes do mesmo se apresentar a ela e lhe deixar toda a sua fortuna.
Aurélia, no auge da juventude, passou a visitar vários bailes da sociedade fluminense. Em um desses bailes, Aurélia reencontra Fernando Seixas, seu ex-amor de alguns anos atrás, que a largara por uma moça que tinha dinheiro.
A moça morava em sua mansão herdada por seu avô, com uma senhora chamada Firmina, por qual ela tinha muito carinho. Depois de um desses bailes, Aurélia decide que quer se casar com Fernando, mas o mesmo já está prometido à outra moça, a Adelaide Amaral.
Aurélia pede à seu tio, Sr. Lemos, que é quem cuida de suas finanças, que vá conversar com Fernando para que ele aceite casar-se com ela. Mas, há um porém, ele não pode revelar o nome da moça à Fernando, apenas que ela é muito bonita e rica, e aceita pagar um dote de cem contos de réis em troca do casamento.
         Fernando aceita, e apenas no dia do noivado é que ele descobre que a moça que ele aceitou desposar é a mesma que ele teria jurado amores há tempos atrás. O casamento foi simples, sem muitos convidados, somente alguns conhecidos; Ambos os noivos pareciam felizes durante a cerimônia.
         Na noite de núpcias, Aurélia pergunta à Seixas se ele a ama de verdade, e o mesmo confirma. Ela não acredita, e o acusa de ser um homem vendido, e que o relacionamento dos dois não passava de uma farsa. Aurélia então começa a contar a sua história desde o começo, desde como seus pais se conheceram, até quando recebera a herança; a partir disso, se inicia a segunda parte do livro.
         Os pais de Aurélia se casaram sem o conhecimento de seu avô, que era pai de Pedro Camargo, o pai de Aurélia. Pedro sofre de uma doença e acaba falecendo, e Emília, mãe de Aurélia se encontra em péssimas condições para criar a filha. É nessa fase de sua vida, que Aurélia conhece Fernando Seixas, por quem se apaixona perdidamente, e o mesmo a corresponde. Eles resolvem se casar, mas a ganância de Fernando fala mais alto e ele desfaz o compromisso com Aurélia e assume noivado com Adelaide Amaral, uma moça muito rica.
         Já muito velho e doente o avô de Aurélia fica sabendo da existência de uma neta e a procura deixando assim toda sua fortuna para ela após sua morte. Depois de pouco tempo de ter recebido a herança, a mãe de Aurélia morre, deixando-a sob os cuidados de seu tio e padrinho Sr. Lemos.
         Após contar a história Aurélia o humilha de novo dizendo que fora vendido pela segunda vez; E ele diz que não a ama mais e que só se casou com ela por causa de dinheiro e já que todos os papéis estavam todos assinados ele a pertencia para sempre.
         A terceira parte do livro resumidamente retrata como é a vida cotidiana do casal. Aurélia e Fernando vivem em pé de guerra longe da vista dos outros, mas quando estão em bailes ou na frente de mais alguém, fingem ser um casal que se ama.
         Aurélia acredita que Fernando é e sempre será sua propriedade, por isso abusa de seus caprichos e humilha cada vez mais e mais seu marido, que a cada dia que passa se arrepende mais de ter se vendido à ela. Fernando é apenas um escravo para Aurélia que o faz obedecer e satisfazer todas as suas vontades.
         Após passarem uma temporada na casa de férias de Aurélia, ambos começam a se aproximar, Aurélia começa a tratar melhor seu marido e eles começam a criar uma amizade.
       Na quarta e última parte do livro, o autor descreve a aproximação e o redescobrimento do amor entre Aurélia e Fernando. Após um tempo, Fernando vê-se completamente encantado por sua esposa, e toda aquela repulsa que um sentia pelo outro desaparece e dá lugar a um sentimento novo e inquietante.
         Mesmo estando um apaixonado pelo outro, não deixam o orgulho de lado e não se deixam envolver. Fernando então provar o seu valor e sai debaixo dos cuidados de sua esposa que lhe proporcionava tanto luxo; Começa então a trabalhar e a provar sua eficiência. Fernando se dedica muito em seu trabalho e consegue uma quantia muito alta em um de seus negócios. Com o dinheiro em mãos, ele decide pagar à Aurélia cem contos de réis, comprando assim sua liberdade. Fernando pede divórcio, por achar que Aurélia não o correspondia, e em meio ao processo, Aurélia lhe mostra uma carta, que seria seu testamento, onde ela declara todo o amor que sente por Fernando.
         Aurélia vê que seu marido já não é mais o mesmo moço interesseiro que se casara há meses atrás, Fernando estava mudado, mais maduro e seguro. Após ficarem sabendo que são correspondidos, o casal que antes se odiava, vive agora em harmonia e muita paixão.

A linguagem do livro é muito rica e rebuscada, sendo assim um pouco difícil a compreensão da história; Mas com a presença do vocabulário na parte inferior do livro, a história fica mais clara.
A história se passa no Rio de Janeiro, na época da monarquia portuguesa, e retrata muito de como era a vida das pessoas naquela época. Bailes e jantares da corte também são postos no livro. O livro é do gênero romântico, e é considerado uma das pérolas da literatura brasileira.

I.





Um comentário: